Traduza!

Tradutor Online

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quinze idéias que podem ajudá-lo a aprender

1. Mantenha uma atitude positiva. Lembre-se de que assim como as pessoas aprendem sua língua materna, qualquer um pode aprender uma segunda língua.
2. Seja realista. Ao mesmo tempo, lembre-se de que aprender uma língua leva tempo e esforço.
3. Seja flexível a respeito de regras culturais. Para aprender uma nova língua, você precisará mudar algumas atitudes culturais. Por exemplo, em alguns países os estudantes não devem se manifestar em aula, ao menos que o professor solicite. Mas para aprender, você precisa praticar seu inglês. Então, não tenha medo de fazer perguntas e de falar em aula.
4. Aprenda a viver com a incerteza. Como aprendiz, você não compreende tudo o que as pessoas ao seu redor estão dizendo, e você freqüentemente precisa adivinhar o que alguma coisa significa. Se você aceitar isto como parte do "jogo" de aprender uma nova língua, você aprenderá mais rápido e melhor.
5. Seja responsável pelo seu próprio aprendizado. Um professor, um livro, ou um curso podem ajudá-lo a aprender inglês, mas no final você é "o seu melhor professor". Para aprender bem, você precisa ter seus próprio objetivos. Você quer aprimorar sua pronúncia, seu vocabulário, sua compreensão de leitura? Então escolha uma atividade que o ajudará a atingir a sua meta.
6. Organize a sua aprendizagem. Por exemplo, se você está estudando vocabulário, aprenda conjuntos de palavras relacionadas (tais como cores, tipos de mobília, ferramentas), opostos, sinônimos, etc. Você terá mais facilidade de lembrar-se do que aprendeu numa forma organizada.
7. Use o que você sabe. Muitas línguas têm palavras relacionadas (cognatas), e e você pode freqüentemente discobrir significados olhando o contexto (a situação na qual a palavra ou expressão ocorre).
8. Use um dicionário. De fato, use dois tipos: um bilíngüe (inglês/português) e um somente em inglês. Lembre-se, entretanto, de que Português não é Inglês. Então, não espere encontrar uma palavra em inglês que signifique exatamente a mesma coisa que em Português. Um dicionário todo em inglês lhe dará uma idéia melhor de como uma palavra é realmente usada em Inglês.
9. Aprenda novos vocábulos. Vocábulos, incluindo os vários verbos com duas palavras em inglês (por exemplo: run across, run on, run over, run out, etc.) são parte muito importante e interessante da língua. Se você quiser, elabore seu próprio caderninho de expressões e vocábulos, a medida que for ouvindo-os.
10. Aprenda com seus colegas. Só porque os outros estudantes estão no mesmo nível que você, não significa que você não possa aprender com eles. se um colega está tendo um problema ao dizer algo, escute o que ele ou ela está tentando dizer. Pense então de que maneira você diria isto para si mesmo. Se não estiver certo do que o estudante disse, pergunte ao professor usando suas próprias palavras: "Did Pedro mean that...?"
11. Continue a conversação quando você falar com americanos. Se você não compreender o que alguém diz, não entre em pânico. Tente pegar a idéia principal e continue falando. Ou se estiver realmente confuso, peça a pessoa que repita o que ela disse. Se você continuar a conversação, ela poderá tornar-se mais clara depois e o seu companheiro ficará mais interessado em continuar a conversa.
12. Tire vantagem dos seus erros. Não se preocupe muito com seus erros. Todo mundo os faz! Mas você pode aprender muito com eles se perguntar (quando não tiver certeza) se disse algo correto ou se há uma maneira melhor de dizê-lo.
13. Pratique regularmente fora da aula. Escute notícias e músicas em inglês no rádio; assista notícias na Tv; leia um trecho de um jornal, etc. Você ouvirá novos vocabulários e estruturas e associará com outros.
14. Pratique pensar na nova língua. Se você estiver num ônibus, por exemplo, descreva para você mentalmente em inglês o que está acontecendo: onde está indo, o que vê da janela do Ônibus, , etc. Você pode aprender muito desta maneira sem dizer uma palavra!
15. Finalmente, divirta-se com a língua. Elabore frases com o vocabulário e estruturas que aprendeu. Então veja se o que diz funciona. "As pessoas dizem que a vida é uma experiência e aprender inglês também pode ser."